As coordenadas equatoriais de um objeto celeste
- Claudemir Pinheiro
- 30 de jun. de 2022
- 1 min de leitura

Para identificar a posição de um objeto celeste, a Astronomia de Posição tem
mais de um sistema de referência. No nosso caso, o que nos interessa é o sistema equatorial (figura 1), que se baseia em dois planos imaginários da esfera celeste.
(Figura 1)
Um é o equador celeste que é o próprio plano de equador terrestre e que desenha na esfera celeste uma circunferência, a linha do equador celeste. O outro, é o meridiano do ponto vernal, γ, ponto que o sol ao passar do hemisfério sul para o hemisfério norte na sua jornada anual, marca a linha do equador celeste. Esses dois planos como mostra a figura 2, tais como o equador terrestre e o meridiano de Greenwich na Terra, definem as coordenadas equatoriais de um objeto celeste. São elas (figura 3):

Ascensão reta, Ar ou α: ângulo que o meridiano superior (semimeridiano que contém um objeto celeste ou um lugar da Terra) do ponto vernal faz como meridiano superior do objeto celeste, A. É medido no sentido astronômico direto, isto é, de Oeste para Leste.
Declinação, Dec ou ɓ: ângulo que separa o objeto celeste, A, do equador celeste. É positiva quando A está no hemisfério Norte e negativa quando se no Sul.
Fonte: Roberto N. Médici - Posicionamento & Orientação - para o navegador, o engenheiro, o topógrafo e o astrônomo amador.






Comentários